Criar conteúdo para redes sociais vai muito além da escrita de um texto e de escolha de imagens

A criação de textos para Instagram é muito importante para manter a relevância das marcas. Eles são imprescindíveis para o sucesso de uma postagem e para a conversão do público-alvo.

Embora muitas marcas tenham consciência desta importância, ignoram preceitos básicos que poderiam alavancar as impressões de suas postagens. Com isso, acabam perdendo tempo e dinheiro ao criar postagens fracas e que não operam os efeitos esperados.

Mudar isso é essencial, pois o Instagram tem um grande poder de persuasão sobre o público. Ao usá-lo da maneira correta, a sua marca pode chegar em novas pessoas e se consolidar no mercado. Saiba como isso é possível.

Como criar textos para Instagram de forma rápida?

A criação de conteúdos para redes sociais é um assunto sério e que influencia no sucesso da sua marca. Ainda que possa parecer uma tarefa simples, ela requer uma série de cuidados para que realmente chegue até o seu público-alvo e o impacte.

Por isso, o melhor a se fazer é colocar essa tarefa nas mãos de quem entende do assunto: uma agência especializada.

Como profissionais de social media, esse tipo de agência é especialista na criação de conteúdos para as diferentes redes sociais voltados à conversão de clientes. Conhece técnicas que realmente apresentam resultados e estratégias que amplificam o poder de impacto das postagens.

Não basta postar qualquer imagem com uma legenda engraçada ou descritiva. Criar textos para Instagram requer reflexão, estudo do público e um cronograma detalhado e que tenha um objetivo em mente.

Por que contratar um social media para a criação de conteúdo para Instagram?

Nos últimos anos os profissionais de social media se tornaram indispensáveis para as marcas que almejam o sucesso. Eles conhecem a fundo o funcionamento de diferentes redes sociais, como seus algoritmos atuam e como se destacar dentro destes espaços.

Sem eles, as marcas não têm a capacidade de manter seu poder de impacto perante o público. Não se trata apenas de saber escrever ou de promover publicações. Diz respeito à possibilidade de usar as ferramentas de cada rede para impulsionar a empresa.

Conheça mais sobre as atribuições de um social media. Confira como ele pode ser útil para a sua marca e não perca mais tempo: busque um profissional especialista nesta área para direcionar a sua empresa rumo ao sucesso.

Identificação da persona

Uma das atribuições do profissional responsável pela criação de textos para Instagram é identificar quem é a persona da sua marca. Ou seja, entender quem é o seu público-alvo e traçar o perfil das pessoas que fazem parte dele.

Isso inclui a identificação da faixa etária, dos interesses e das dores deste público-alvo. Afinal, a sua marca oferece uma solução. Por isso, ela deve ter relação com problemas específicos e que podem ser solucionados por meio do seu produto ou serviço.

A identificação de persona permite que as publicações falem diretamente com o consumidor ideal. Com isso, elas têm o poder de despertar emoções e criar identificação entre o público-alvo e a sua marca.

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Pesquisa de temas

Existem diferentes temas que podem ser explorados pelas publicações nas redes sociais, inclusive, no Instagram. Independentemente do nicho em que a sua marca trabalha, há uma variedade de assuntos que podem ser abordados.

Por exemplo, marcas da indústria têxtil podem explorar as tendências das passarelas, o vestuário das famosas, formas diferentes de usar uma mesma peça, dicas de higienização de itens, ideias de customização, dentre outras ideias.

De modo geral, há a identificação de uma dor do público e do conteúdo que pode, em contrapartida, solucioná-la. Isso requer criatividade, recursos de abordagem e uso correto das ferramentas disponíveis nas redes, como enquetes, publicações no feed, Reels etc.

Criação de pautas

Após a identificação de temas, cabe ao social media decidir como eles serão abordados. Isso leva em consideração os assuntos disponíveis, o público-alvo e o objetivo de cada uma das publicações.

A criação de conteúdos para redes sociais requer organização e planejamento. Desse modo, é possível desenvolver diferentes publicações que conversam entre si, que se complementam e que oferecem um conteúdo rico e de qualidade para o público.

Criação de textos criativos para Instagram

Uma vez criada a pauta, o social media fica responsável pela criação de textos criativos para a rede social. Estes temas devem ser 100% originais, conter informações relevantes e que possam ressaltar a imagem de especialista da marca.

A linguagem do texto irá variar de acordo com o nicho de trabalho da marca e com o público-alvo. Ela pode ser mais séria ou mais descolada, com o uso de gírias comuns da área de atuação.

O ideal é que os textos para o feed contenham entre 125 e 150 caracteres. Esse é o espaço disponível para a apresentação de um conteúdo sem que seja necessário que o leitor o expanda ao clicar em “Veja mais”.

Além disso, o uso de hashtags é muito importante para as postagens de Instagram. Muitas vezes as marcas são encontradas justamente por causa delas, uma vez que ajudam a estabelecer a publicação dentro de uma área e tema específicos.

A criação de textos, aliás, pode ser apresentada tanto no espaço para a legenda das publicações quanto no carrossel, em legendas para Reels e para os stories. O desenvolvimento de cada um deles segue suas próprias particularidades.

O social media, então, é capaz de reconhecer quais são elas e a melhor forma de desenvolver esses textos.

Uso de técnicas de SEO

O uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para motores de busca) é de suma importância para a criação de textos para o Instagram.

Elas permitem que os buscadores identifiquem de melhor maneira a relação entre uma pesquisa feita por um consumidor e uma publicação, dando maior relevância a ela na apresentação dos resultados da pesquisa.

Essas técnicas podem ser mais ou menos complexas. Dentre outras coisas, elas incluem a identificação de palavras-chave, o uso de imagens de qualidade e a riqueza do conteúdo exposto.

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Cronograma de postagens

Ter um cronograma de postagens é essencial em todas as redes. Com o Instagram, isso não seria diferente.

Este cronograma esclarece quais são os dias em que haverão publicações. Ele é determinado de acordo com alguns dados, como de dias e horários com maior engajamento e das formas de integrar conteúdos de diferentes ferramentas do Instagram.

Ao fazer o cronograma, sua marca pode se preparar com antecedência em relação à criação de conteúdo. Desse modo, evita postagens desesperadas, feitas de última hora e que podem pecar em relação à qualidade.

Ainda, isso é crucial para que haja um planejamento estratégico para a criação de campanhas e para a divulgação de eventos e de produtos.

Arte

Outra incumbência do social media é a criação das artes que acompanharão os textos para Instagram. Elas devem ser criativas, ao mesmo tempo em que devem contar com elementos de identificação visual da marca.

É importante que tanto o seu feed quanto os stories e conteúdos para o Reels mantenham padrões de imagem. Isso pode se dar pela escolha da cartela de cores, pelo uso de marcas d’água e logos, pelo enquadramento das imagens, dentre outras coisas.

Postagens

Além da criação de conteúdos para redes sociais, cabe ao social media publicá-los e acompanhar os resultados obtidos. Isto é, as impressões que a publicação obteve, como interações, salvamentos e compartilhamentos.

Novamente, isso requer o conhecimento sobre o funcionamento da rede social específica e de seus algoritmos. Existem dias e horários que se mostram mais propícios para as publicações e que tendem a gerar maior impacto sobre o público.

As publicações devem ocorrer de acordo com o calendário previamente estabelecido. Elas podem ser agendadas com antecedência, de modo que o responsável não precise acessar a rede social no horário escolhido para que a publicação realmente aconteça.

Divulgação de promoções

As promoções da marca que buscam o engajamento do público e a atração dos consumidores encontram terreno fértil dentro das redes sociais. Com elas é possível fomentar a interação dos seguidores com a marca e a conversão deles como clientes.

Outro ponto interessante é que o Instagram, assim como outras redes sociais, permite o direcionamento de publicações para o seu público-alvo, de acordo com os interesses dele, a faixa etária, região de moradia, profissão etc.

Ao patrocinar uma publicação, é possível que ela chegue a mais pessoas. Com textos criativos para Instagram, a sua marca aumenta as chances de chamar a atenção das pessoas e de atraí-las enquanto consumidoras.

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O social media é um profissional com grande conhecimento sobre a interação de pessoas nas redes sociais e sobre o funcionamento destes espaços. Ele dispõe de estratégias eficazes que podem fazer com que as suas publicações despertem emoções e desejos no público-alvo.

Desse modo, ele se torna indispensável para quem deseja usar o poder das redes sociais em favor do sucesso de sua marca.

Na Mandala Conteúdos você encontra profissionais especialistas não apenas na criação de textos para Instagram, mas também para outras mídias. Eles estão à disposição para ajudar a sua marca a chegar em outro patamar e ser um case de sucesso.

Entre em contato e descubra como podemos auxiliar você na criação de conteúdo para Instagram. Assim, use a rede social em favor do crescimento da sua marca e alcance pessoas que realmente podem se tornar consumidores frequentes.

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