Quer manter a relevância dos seus conteúdos? Mudanças nas políticas da plataforma de busca requerem atenção!

Uma atualização recentemente compartilhada revela que o Google pune IA para a geração de conteúdos em massa. A punição ao uso da Inteligência Artificial para a criação de conteúdos se tornou possível pelas atualizações dos algoritmos e políticas da plataforma de busca.

As mudanças no algoritmo foram implementadas pelo Google com o objetivo melhorar seus resultados de pesquisa. Isso, contudo, depende da exclusão de conteúdos produzidos em massa, carentes de qualidade e não originais.

Recentemente, a plataforma anunciou que essas mudanças já estão em prática. E elas requerem atenção dos criadores de conteúdo e das marcas, os quais serão diretamente afetados pelas novidades. Saiba mais aqui.

Google anuncia mudanças e pune uso de IA

No início de março, o Google anunciou importantes mudanças em suas políticas e em seus algoritmos. Elas visam aumentar a qualidade dos conteúdos que aparecem nos resultados de pesquisas e melhorar a experiência do usuário.

Para isso, o Google declarou guerra ao uso massivo de Inteligência Artificial para a criação de conteúdos ao anunciar:

  • O aprimoramento de algoritmos para que o ranqueamento de conteúdos realmente dê preferência para aqueles que apresentam informações originais e de qualidade;
  • Exclusão, nos resultados de pesquisa, de sites utilizados como repositórios de Spam, inclusive, os expirados.

Portanto, as mudanças do Google indicam sua intenção em punir o uso de IA, o que mostra que ela não é segura pra SEO (Search Engine Optimization), conjunto de técnicas cruciais para o bom posicionamento em resultados de pesquisas.

Quais serão os conteúdos atingidos pelas mudanças do Google?

O Google anunciou que serão alvo da mudança em suas políticas conteúdos de baixa qualidade e que não apresentem originalidade. Essa informação deve criar um alerta em marcas que se utilizam de IA, como ChatGPT, para a criação de conteúdos em larga escala.

De acordo com a plataforma, as mudanças deverão excluir 40% dos conteúdos cuja qualidade é questionável e não se mostram o suficiente para satisfazer o que o pesquisador busca.

Além disso, as mudanças devem atingir especialmente sites que praticam “Squatting de Domínio”. Em outras palavras, páginas que criam grandes quantidades de postagens com o objetivo de manipular o algoritmo dos resultados de busca para que sejam entendidos como especialistas em temas específicos.

Da mesma forma, as mudanças buscarão eliminar o que o Google chama de “abuso de reputação”. Esta é a prática em que sites que já possuem confiança do público e um bom ranqueamento oferecem seus espaços para que terceiros compartilhem conteúdos patrocinados.

Enquanto a alteração do Google que pune IA já está em prática desde o início deste mês, as mudanças referentes ao abuso de reputação deverão entrar em vigor em cerca de 2 meses (meados de junho ou julho de 2024).

Qual é o objetivo da mudança no algoritmo do Google?

De acordo com o anúncio feito no blog do Google, as mudanças  têm como propósito gerar “tráfego para sites úteis, originais e de qualidade”.

O objetivo das mudanças é aumentar a qualidade dos resultados de busca da plataforma, os quais sofreram impactos diretos do grande aumento do uso de IA para a criação de conteúdo para redes sociais e postagens em sites.

Ao excluir conteúdos que são considerados sem valor ao leitor, ou que dão indícios de produção em massa por IA, o Google poderá ranquear de melhor forma os resultados da pesquisa, fazendo com que eles realmente sejam úteis ao pesquisador.

Essa medida decorre do grande uso de IA para geração de conteúdos em massa. Embora ela acelere a criação de textos para diferentes objetivos, também os deixa sem personalidade, baseados em fontes comuns e com temáticas repetitivas.

A IA também é utilizada com frequência por sites que buscam manipular o algoritmo do Google para que conquistem os primeiros lugares dos resultados de pesquisas. Por isso, trata-se de uma prática que a plataforma de busca pretende desincentivar.

Como as mudanças do Google afetarão o marketing digital?

O objetivo da criação de conteúdos - sejam textos, vídeos e outros formatos - é destacar a sua marca perante as demais. Com eles, é possível criar a imagem de especialista para a sua empresa ao oferecer material rico e criar uma relação com o público-alvo.

Para que isso seja possível, seus conteúdos devem ser ranqueados nos resultados de pesquisa. Isto é, precisam aparecer entre os primeiros lugares, o que aumenta as chances de que sejam realmente acessados para gerar conversões.

Uma vez que o Google está mudando suas políticas para excluir conteúdos em massa feitos por IA, vistos como Spam, isso sinaliza que a sua produção não pode ficar apenas na mão da Inteligência Artificial.

Insistir em terceirizar para a IA todo o seu processo de criação de conteúdo é um risco que pode fazer não apenas com que você perca posições no Google, mas que, inclusive, seu site seja desindexado.

Portanto, as mudanças anunciadas pelo Google que punem IA são uma declaração de que os conteúdos devem ser desenvolvidos de modo a oferecer informações de qualidade e que realmente somem ao leitor.

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As mudanças no Google levarão ao fim do uso de IA para criação de conteúdo?

Google pune IA

Não! A Inteligência Artificial ainda pode ser uma grande aliada em diferentes tarefas, inclusive, na produção de conteúdo. Ela é uma tecnologia que oferece soluções muito interessantes, afinal. O que muda com as novidades do Google é a forma de utilizá-la. Ela pode auxiliar na construção de pautas e de conteúdos, mas não deve ser a responsável pelo desenvolvimento deles.

Ao focar no desenvolvimento de conteúdo com o uso de IA, você corre o risco de promover o Spam por Inteligência Artificial. Ele se refere aos textos, vídeos e outros tipos de conteúdos que se mostram repetitivos e abaixo dos padrões criativos humanos.

O Spam de IA, não por acaso, é um dos focos das mudanças anunciadas pelo Google. Ao combatê-lo, o buscador pretende fazer com que os seus resultados com melhor rankeamento sejam também os com os melhores conteúdos.

Como usar a IA em favor da criação de conteúdo após as mudanças anunciadas pelo Google?

Deixar a criação de conteúdo sob a responsabilidade integral da Inteligência Artificial não é uma boa decisão. Isso compromete a qualidade dele e os seus resultados nos mecanismos de busca. Porém, ainda é possível usar a IA como uma aliada do trabalho de criação.

Revisão de textos

Hoje o Google pune IA para a criação de conteúdos em massa. Porém, é possível usá-la para realizar a revisão de textos, não necessariamente para criá-los.

Ferramentas como o ChatGPT são capazes de revisar conteúdos em busca de erros gramaticais ou problemas de coerência. Elas também oferecem sugestões de melhorias. Isso é útil para economizar tempo e para aprimorar a qualidade final dos textos, cujas falhas muitas vezes passam batidas aos olhos humanos, mesmo após diversas leituras.

Criação de pautas

O uso de IA não é seguro para SEO, mas pode ajudar você a encontrar ideias para as suas pautas. Aqui, a Inteligência Artificial se dedica a filtrar assuntos que estão em alta. Ela pode ajudar na análise do que a concorrência está fazendo em termos de conteúdo e indicar temas que têm demanda.

Organização de ideias

Com a IA é possível organizar algumas ideias para a criação de conteúdos. Digamos que você precise de um roteiro sobre cuidados com plantas e já tem uma ideia de como estruturá-lo, mas não sabe a melhor ordem ou disposição dos subtemas.

Neste caso, é possível utilizar a IA para que ela auxilie na organização dessas ideias. Note que elas não são o conteúdo, mas apenas uma estruturação a partir da qual haverá o desenvolvimento dele.

Pontapé inicial para o desenvolvimento textual

Muitas vezes, temos uma ideia e um objetivo, mas não sabemos qual é a melhor forma de abordar isso.

A IA pode ser utilizada para esse pontapé inicial. Ela pode sugerir diferentes possibilidades dentro de um tema e maneiras de abordá-lo. Mais uma vez, não se trata do uso da tecnologia para o desenvolvimento do conteúdo, mas para sua orientação. Ou seja, o redator ainda se faz necessário para o desenvolvimento de um conteúdo rico e completamente novo, com base na busca de fontes diversas e oferecer uma experiência única para o leitor.

E são exatamente conteúdos com essas características que são procurados pelos mecanismos de busca, como ficou claro em razão da recente mudança anunciada pelo Google e que deve ser seguida por outras plataformas.

Como se adaptar às mudanças e evitar punições do Google?

A alteração do Google pune o uso excessivo de IA e materiais que carecem de excelência.  Dessa maneira, ela exige investimento em conteúdo de qualidade. Ainda que as ferramentas de Inteligência Artificial possam criar textos e roteiros em poucos segundos, o uso delas para essa finalidade tende a atrapalhar o seu negócio e o alcance da sua marca.

Isso acontece por dois fatores: pelo empobrecimento dos conteúdos, que tendem a repetir cada vez mais as mesmas informações, fontes e estruturas, e pelas mudanças nas diretrizes do Google, que visam punir produções em massa feitas por IA.

Desse modo, não caia na cilada da facilidade: bons conteúdos requerem atenção, pesquisa, leitura e tempo para desenvolvimento.

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