Criação de artigos para blogs: saiba como atrair cada vez mais clientes com seu conteúdo
Durante muito tempo, a produção de artigos e conteúdo na internet apenas espelhava o que era feito na mídia impressa, quando portais e blogs reproduziam exatamente os mesmos textos que eram publicados em jornais e revistas. Com o passar dos anos e o aumento massivo da produção de conteúdo na web, o cenário foi sendo modificado. Os profissionais começaram a personalizar mais os conteúdos digitais, inserindo links internos, criando títulos chamativos e otimizando posts para os mecanismos de busca.
Quem produz conteúdo para a internet e trabalha com a criação de artigos para blogs precisa estar ciente de que o comportamento do leitor online não é o mesmo de quando ele está lendo um jornal ou um livro. Na internet, as pessoas estão mais sujeitas a interrupções e, por isso, fazem uma leitura mais dinâmica do que em outros meios.
Portanto, um detalhe que ajuda muito na produção de artigos para blogs é ter uma estrutura predefinida de post. Isso ajuda não só na organização do conteúdo, como na produtividade, já que fica muito mais fácil desenvolver as ideias quando elas estão colocadas de forma clara. Saiba mais a seguir!
Dicas para publicar um post no blog da empresa
Separamos 19 dicas importantes para colocar os seus conteúdos na internet sem erros, atraindo e fidelizando ainda mais o público-alvo da sua empresa:
- Atenção ao título
O título do post é o que define se as pessoas vão clicar no link do seu conteúdo. Um dos pontos que recomendamos é pensar no seu título apenas depois de escrever o texto, para não causar uma quebra de expectativa. Uma vez que o artigo esteja pronto, é mais fácil criar um título que esteja bem relacionado ao conteúdo e que seja atrativo. A mesma coisa vale para o resumo ou a linha fina.
- Desenvolvimento em tópicos
Quando falamos sobre artigos na internet, muitas pessoas ainda relacionam a leitura a um texto longo e denso, como em um livro. Mas não é bem assim que funciona. No mundo online, as pessoas costumam ser multitarefas. Ao mesmo tempo em que visitam o seu site, conversam com amigos em alguma rede social, respondem emails, procuram informação em mecanismos de busca, etc.
Por isso, é preciso criar ferramentas de produção de artigos para que seus leitores tenham interesse no seu conteúdo e possam fazer a leitura de forma dinâmica. Para deixar o texto mais leve, utilize subtítulos e tópicos ao longo do texto para deixar a leitura menos massante.
- Utilize técnicas de SEO
SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization ou Otimização para Motores/Mecanismos de Busca. É uma série de ações que ajudam o seu blog a ficar em posições melhores no Google, por exemplo, quando alguém pesquisa por aquele tema. Subindo no ranking do maior buscador do mundo, o site ganha mais tráfego. Você pode começar encontrando palavras-chave relevantes para a temática do seu blog, produzindo conteúdos de valor sobre elas.
- Utilização de palavras-chave
Dessa forma, planeje os posts com foco em palavras-chave relevantes. A preocupação com a adequação às buscas do público-alvo na internet é essencial na criação de artigos para blogs, isso ajuda a destacar o seu artigo nos mecanismos de busca como o Google.
- Call-to-Action (CTA)
Ao final do texto, muitas vezes é recomendado utilizar um CTA para incentivar o leitor a realizar alguma ação, como entrar em contato com a empresa ou ler outro conteúdo do blog. Isso porque, ao terminar a leitura, é indicado levar o leitor a fazer algo dentro do seu site para conduzi-lo pela jornada de compra do seu produto ou serviço.
- Planejamento e lista de ideias
Manter uma lista atualizada de ideias é crucial para evitar bloqueios criativos. Realize brainstormings com a equipe, explore a opinião dos leitores por meio de pesquisas internas e nas redes sociais, garantindo uma fonte constante de inspiração.
- Pesquisa por referências
Após definir o tema, pesquise outras fontes para enriquecer o conteúdo. Analise materiais em outros idiomas, livros, vídeos e conteúdos de concorrentes. O objetivo não é copiar a produção de artigos, mas aprender e se inspirar, resultando em um conteúdo mais robusto.
- Calendário de publicação
Mantenha uma frequência consistente de postagens para evitar períodos muitos longos sem publicações. Planeje os dias antecipadamente, garantindo uma distribuição regular e escolhendo momentos estratégicos para divulgar os posts.
- Faça um esqueleto do post
Antes de começar a escrever, crie um esboço ou estrutura para visualizar e organizar as ideias. O outline agiliza a produção de artigos, servindo como guia para desenvolver tópicos e conectar informações de forma coesa.
- Crie links internos e externos
Inclua links para outros conteúdos relevantes, seja da sua empresa ou de fontes externas. Essa prática enriquece o conteúdo e contribui para a otimização SEO.
- Correção gramatical e revisão
Realize uma revisão minuciosa para corrigir erros gramaticais e garantir a qualidade do texto, principalmente se tiver utilizado inteligência artificial para escrever o artigo. Envolva outras pessoas da equipe na leitura para obter diferentes perspectivas.
- Atenção para a URL
Crie uma URL descritiva, utilizando palavras-chave relevantes e evitando códigos ou números desconexos. Mantenha a URL sucinta e evite excesso de caracteres.
- Invista em boas imagens
Inclua uma imagem de destaque para o post. Preencha corretamente o texto alternativo para otimização de SEO, garantindo que o Google compreenda o conteúdo das imagens.
- Meta Description
Edite a Meta Description para fornecer um resumo atrativo do conteúdo. Este trecho, exibido nos resultados de busca, influencia a decisão dos usuários sobre clicar no link.
- Utilize headings tags
Tags como H1, H2 e H3 dividem o conteúdo de maneira lógica e também indicam aos mecanismos de busca a hierarquia e a importância dos diferentes tópicos, o que pode influenciar positivamente na classificação dos resultados de pesquisa.
- Compartilhe nas mídias sociais
Utilize os canais de mídias sociais da sua empresa para promover a produção de artigos do blog, isso vai aumentar a visibilidade do seu post. Afinal, quase todo mundo possui pelo menos uma conta nas redes sociais. O ideal é que você faça isso de forma automatizada, podendo se programar com antecedência e ganhando tempo.
- Invista em newsletter
As newsletters nunca saíram de moda e são uma ótima forma de reunir todos os conteúdos que você publicou na semana ou no mês para enviar aos leitores cadastrados. Você só precisa criar um simples formulário no site pedindo os contatos de seus visitantes e de uma automação simples de email para fidelizar uma base. Assim, as pessoas ficam sabendo sobre os novos posts, gerando mais visualizações.
- Fique atento aos comentários
Acompanhe os comentários do post, respondendo às dúvidas e mantendo uma conversa com o público. O engajamento pós-publicação é crucial para o sucesso da criação dos artigos para blogs.
- Mensure resultados
Analise os resultados do post após a promoção. Métricas como tráfego, engajamento e conversões são fundamentais para avaliar o desempenho do conteúdo.
Mandala Conteúdos: sua parceira na criação de artigos para blogs
Quando se trata de impulsionar a presença online e estabelecer uma comunicação eficaz, a Mandala Conteúdos aparece como uma agência especializada em marketing de conteúdo e SEO, oferecendo soluções personalizadas para atender às necessidades exclusivas de cada cliente da produção de artigos. Se você busca textos otimizados para Google e outros mecanismo de busca, a Mandala Conteúdos é a escolha certa para elevar a qualidade da comunicação da sua marca.
Nós compreendemos a diversidade de canais de comunicação online e offline. Oferecemos uma gama abrangente de serviços, incluindo a criação de artigos para blogs e textos sob encomenda para sites, Instagram, artigos, matérias destinadas a diversos veículos de comunicação, além de conteúdos institucionais para newsletters e e-mail marketing. Não limitamos nossa atuação apenas à criação de conteúdo, também oferecemos serviços de tradução e revisão de textos.
Nossa missão é ir além da simples produção de conteúdo, criando textos customizados para cada cliente e implementando estratégias de SEO que visam não apenas atrair, mas fidelizar o público-alvo. Reconhecemos a importância do SEO para a visibilidade online e, por isso, nossos redatores especializados dedicam-se a criar textos otimizados, alinhados com as melhores práticas de busca.
Ao escolher a Mandala Conteúdos, você pode ter a certeza de que cada conteúdo produzido é exclusivo e feito sob medida para atender às necessidades específicas da sua empresa. Diferentemente de soluções automáticas, não utilizamos aplicativos ou sistemas prontos para a criação de artigos para blogs. Cada palavra é cuidadosamente escolhida por nossos redatores especializados, resultando em um material autêntico e personalizado.
Prezamos pela qualidade e excelência em todos os aspectos do nosso trabalho e seguimos rigorosamente os prazos estipulados. Sabemos que a consistência e a pontualidade são fundamentais no mundo do marketing de conteúdo, e é por isso que garantimos entregas de alta qualidade dentro do cronograma definido.
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