Precisa de posts para redes sociais? Fique atento: elas possuem peculiaridades que devem ser observadas!
A criação de postagens para redes sociais é uma prática que pode dar mais visibilidade para a sua marca. Por meio dela é possível demonstrar os diferentes usos do seu produto, suas qualidades e diferenciais.
Para que isso seja possível, primeiramente é necessária criatividade. Junto a isso, existem alguns cuidados essenciais de identificação do público alvo para criação de conexões, bem como estratégias que impulsionam publicações em cada tipo de rede social.
Cada rede possui parâmetros e ferramentas próprias. Isso faz com que o gerenciamento delas não se limite a replicar o mesmo conteúdo nas diferentes plataformas. Eles devem ser personalizados de acordo com o espaço em que serão compartilhados.
Criação de postagens para redes sociais: melhores práticas para cada uma delas
As redes sociais se voltam para diferentes públicos e têm como foco interações diversas. Isso impacta, também, nos seus algoritmos e no tipo de conteúdo que chama a atenção dos usuários.
Por isso, a criação de conteúdos para a sua marca deve levar em consideração as peculiaridades de cada uma das redes.
Por que as redes sociais são importantes para as empresas?
O Instagram é uma excelente rede social para marcas que querem se promover e se aproximar do seu público. Nele é possível compartilhar vídeos, imagens e textos, de forma que é um espaço bastante completo.
Voltado especialmente às fotos e vídeos, o Instagram exige o uso de um visual atraente, que chame a atenção do público e permita a identificação imediata da marca. Desse modo, é interessante que haja o desenvolvimento de padrões visuais.
Ao utilizar imagens, certifique-se de que elas tenham alta qualidade e que sejam visualmente atraentes. Afinal, estamos falando de uma rede social de viés visual, o que faz com que uma boa imagem, seja em foto ou em vídeo, aumente o engajamento.
As legendas que acompanham as imagens precisam ser criativas. Ainda, devem tocar o público-alvo para que se tornem relevantes e resultem em ações dele, como salvar a publicação, curti-la e comentá-la, seguir o perfil, acessar seus produtos etc.
Junto ao texto da legenda, lembre-se de utilizar as hashtags. Busque por aquelas que possuam relevância no nicho de atuação e no tema abordado pelo post. Ao usar as tendências, aumentam suas chances de aparecer para os consumidores.
Igualmente, reserve um espaço na postagem para incentivar a interação do público. Utilize uma chamada para ação (CTA) clara. Por exemplo, "Curta se concordar", "Comente sua opinião", “O que achou?”, “Compartilhe com quem possa achar esse conteúdo interessante”.
O Facebook é uma rede que ainda tem grande relevância e merece a atenção da sua marca. Nele, é muito importante apostar na variedade ao fazer a criação de postagens para redes sociais.
Para isso, aposte em diferentes tipos de conteúdo na sua timeline. Use imagens, vídeos, links e postagens de texto. Isso ajuda a manter sua página interessante e atrativa.
Compartilhe textos informativos, mas concisos. Nele, utilize parágrafos curtos e destaque quais são as informações mais importantes. Aproveite também outros recursos, como enquetes e perguntas, que incentivam a interação com seguidores.
O LinkedIn também pode ser uma fonte de atração para novos clientes, além de ser excelente para a criação de uma imagem profissional e de especialista para a sua marca.
Ao utilizá-lo, procure manter um tom profissional em suas postagens. Uma vez que se trata de uma plataforma de negócios, o conteúdo deve ser relevante para o mundo corporativo e seguir uma linguagem compatível com ele.
Publique artigos ou postagens mais longas e que demonstrem conhecimento e experiência na área. Ao fazê-lo, incentive discussões profissionais, o que pode ajudar a promover o seu conteúdo e a dar mais visibilidade para ele.
Outra estratégia para atuação nesta rede inclui o compartilhamento de notícias relevantes para o setor e a participação em grupos relacionados ao seu negócio.
Lembre-se também de manter a página da sua empresa sempre atualizada com notícias, eventos e conquistas relevantes da marca.
TikTok
O TikTok rapidamente se tornou uma das maiores redes sociais do mundo. Com grande engajamento, apresenta oportunidades interessantes para as marcas. Para usá-lo, aproveite ao máximo o formato de vídeo curto.
Aqui, a criatividade se torna mais importante do que nunca. Aproveite para criar conteúdos engraçados e participe de desafios populares (trends). Isso aumenta a visibilidade. Use os inúmeros recursos de edição que podem tornar seus vídeos mais envolventes, como músicas, efeitos e cortes rápidos.
Além disso, incentive a interação dos seguidores. Por exemplo, incite-os a mostrar como eles usam seu produto.
Saiba como trabalhar o posicionamento da sua marca
O Pinterest é uma rede social visual que pode impulsionar sua marca. Para usá-lo, compartilhe imagens inspiradoras relacionadas ao seu nicho de mercado. Adicione títulos descritivos e palavras-chave relevantes que facilitam a descoberta dos conteúdos por meio de pesquisas.
Uma ideia que costuma gerar resultados é organizar suas postagens em quadros temáticos. Isso torna o perfil mais organizado e atrativo. Do mesmo modo, utilizar a rede para direcionar o tráfego para seu site. Para isso, inclua links de redirecionamento em suas publicações.
Cuidados importantes na criação de postagens para redes sociais
Cada rede social possui ferramentas e características únicas. Isso exige estratégias personalizadas para cada uma delas. Ao mesmo tempo, existem cuidados que são necessários em todas e são indispensáveis para o sucesso do uso delas em favor do seu marketing.
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Identificação da persona
Os posts para redes sociais, independentemente da mídia destino, devem ser feitos para um público específico.
Ele se refere ao consumidor ideal do seu produto, a persona. Reconhecê-la é importante, pois permite que a linguagem, bem como a abordagem da postagem sejam feitos de modo a conversar com o público-alvo.
Isso aumenta as chances de que haja a identificação entre o público e suas postagens, o que reflete em interações e conversões.
Escolha de temas e desenvolvimento de conteúdo
A escolha de temas é crucial para o sucesso da sua criação de postagens para redes sociais. Eles devem ter relação com o nicho de atuação, trazer questões relevantes e que possam conquistar a atenção dos usuários.
Por exemplo, quem atua no ramo da educação pode criar conteúdos sobre diferentes temas. Dentre eles estão metodologias de ensino, dicas para estudos, indicação de materiais, uso de tecnologias, gestão de tempo, etc.
Lembre-se de que nem sempre o assunto levará, necessariamente, à venda direta. Neste caso, ele serve para criar para a sua marca uma imagem de especialista no assunto, o que engaja os usuários da rede para acompanharem outras publicações e conhecerem seus produtos.
Uso de imagens
Nos posts para redes sociais, independentemente de quais sejam elas, o uso de imagens é de grande importância. Elas devem ser nítidas, apresentar alta qualidade e permitirem um rápido carregamento.
Isso vale tanto para fotos quanto para vídeos. Use a criatividade na hora de fazê-los. Considere adicionar outros elementos visuais de identificação. O uso de marcas d’água, logos e até mesmo de cores predominantes são bons exemplos.
Essa estratégia faz com que o público reconheça mais facilmente o autor da postagem. Ainda, é interessante por criar um padrão na sua página, de modo que ela apresente uma harmonia visual.
Patrocínio de postagens
As redes sociais possuem recursos que permitem às marcas patrocinar suas publicações. Isso aumenta as chances de que os seus posts atinjam o público-alvo, o que, consequentemente, eleva as oportunidades de gerar conversões e novos negócios.
O patrocínio também é interessante por dar destaque aos posts para redes sociais. Eles ganham relevância e aparecem prioritariamente na página inicial dos usuários.
Frequência de postagens
A frequência de publicações é um assunto crucial na criação de postagens para redes sociais. Ela impacta diretamente no alcance dos posts e na relevância deles. Por isso, faz parte do planejamento de conteúdos.
Cada rede social possui suas próprias diretrizes e algoritmos, os quais impactam diretamente na frequência ideal de postagens. Por exemplo, o Facebook pode demandar duas postagens diárias, enquanto no Linkedin duas postagens semanais são suficientes.
CTA
O CTA ou “call to action” nada mais é do que a chamada para uma ação do usuário leitor das suas postagens. Ele é importante por incentivar que ele realize algo, como salvar a publicação, comentá-la ou compartilhá-la.
Além disso, ele também é útil para fomentar o acesso aos seus produtos e ao site. É ideal que ele seja criativo e que converse com as emoções do leitor para influenciá-lo à ação pretendida.
Garanta mais qualidade aos seus posts para redes sociais
São diversas as redes sociais que podem ser úteis para que as marcas conquistem relevância perante o público. Cada uma delas possui peculiaridades próprias que devem ser levadas em consideração.
Além disso, existem estratégias que são universais. Isto é, são importantes para a criação de conteúdos para redes sociais independentemente de quais sejam elas.
Por isso, a criação de publicações é uma tarefa complexa. Para facilitá-la, nada melhor do que contar com quem entende do assunto. Ao contratar um social media profissional, sua marca pode ver um exponencial aumento dos resultados nas redes.
Para essa finalidade, conte com a Mandala Conteúdos. Nossos especialistas estão a postos para a criação de conteúdo para Instagram e para outras redes sociais para a sua marca. Com eles, você pode aproveitar o melhor que essas mídias oferecem para empresas e alcançar diretamente o seu público-alvo. Entre em contato e saiba como podemos ajudar!
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