Por Lígia Menezes
Hoje, li um artigo muito interessante e decidi compartilhar a essência dele com vocês. Para quem quiser ler o original, aqui está.
Sempre que traçamos estratégias de conteúdo para Facebook, Twitter, Blogs ou outras redes sociais, somos confrontados pelo cliente: "Isso vai aumentar as vendas? Como este tipo de conteúdo, que não fala de minha marca ou meu produto toda hora, pode contribuir para meu negócio? Mídias sociais não servem para fazer propagandas e passar mensagens de vendas?" Vamos lá:
As redes sociais, podem colaborar, sim para o aumento de vendas de seu negócio, porém, isso não ocorre da maneira que você está pensando! Não é bombardeando seu leitor com promoções e informações sobre seus produtos e serviços que você vai conseguir alcançar este objetivo com as redes sociais. Não. Não mesmo!
Falarei agora do Facebook, canal que temos mais experiência. Ele não é mais um canal de vendas. Ele é um canal de relacionamento com seu cliente. São duas coisas bem diferentes.
Veja bem: Pesquisa da Nielsen mostrou que os consumidores estão cansados da mídia tradicional e das mensagens de venda que aparecem diariamente no feed de notícias do Facebook. Isso porque, hoje, a compra não é mais como era antes: 90% dos participantes da pesquisa falaram que confiam mais em recomendações de amigos e de pessoas que veem online (na fan page da empresa, por exemplo), do que nos anúncios das empresas. Pudera! Com tantos anúncios e propagandas enganosas que vemos por aí, isso até que demorou a acontecer, vocês não acham?
Ou seja, vender produtos e serviços nas redes sociais não é uma forma eficaz de trabalharmos.
Mas então, o que fazer nas redes sociais, como o Facebook?
O Facebook é uma rede de interação e compartilhamento de informações. Se usado da maneira correta, ele fará o famoso "boca a boca", elemento-chave do marketing. Então, o que precisamos fazer é investir em conteúdo de qualidade, que ensina o possível cliente sobre seu negócio. Eduque seu cliente, gere confiança sobre sua marca. Afinal, consumidores confiantes, que acreditam no produto, compram mais e com maior frequência, não é?
Sua fan page precisa ser útil para quem a segue. E ela só será útil se levar informação relevante ao seu cliente. Por exemplo, se você tem uma clínica odontológica, sua fan page deverá trazer dicas de estética, saúde, higiene bucal, e cuidados para os dentes e não apenas as promoções e divulgação de tratamentos. Claro, vez ou outra, você poderá postar sobre seus serviços. Digamos, no máximo, uma vez por semana, para não cansar ninguém e para que seu Facebook gere buzz!
As vendas virão como uma consequência, pois quando seus seguidores já estiverem "ensinados" sobre a importância de seus serviços, eles descobrirão que desejam seu produtos - a necessidade que estava adormecida, então, surge!
Aqui vai um trecho do artigo que me inspirou a escrever esse texto:
"O conteúdo entrega, ensina e aprofunda melhor sobre o seu negócio. Gera mais confiança para o consumidor e, portanto, intensões de compra mais assertivas (...) A relação do conteúdo com o seu negócio tem sempre de estar pautada em dos mais importantes pilares do marketing de conteúdo: a conversa e o engajamento".
Como acontece uma venda hoje?
A busca no Google é a primeira coisa que as pessoas fazem. E, no Google, elas podem encontrar sua fan page, seu site e seu blog. Nele, ela também vai encontrar seus concorrentes! Ter informação diferenciada fará a diferença. Portanto, entregue informações novas e relevantes, que o cliente será seu. E melhor: será seu para sempre!!!
"Se ao buscar sobre o seu negócio na internet, ele se deparar com uma mensagem de vendas, isso não será diferente do que ele já vê nas gondolas do supermercado ou nos insistentes anúncios de TV. Por isso, eduque. Entregue informações relevantes que não podem ser encontradas em outras fontes sobre o seu produto ou serviço. Crie valor para o consumidor ao entender que ele está buscando por uma solução, mas por uma solução que se auto-explique no momento da venda e não no suporte que ele terá de enfrentar depois de adquirir o que você quer vender.
Essa busca por informações antes da compra acontece com 1/3 dos consumidores que possuem smartphones.
Posicionamento
Quando estudamos marketing, começamos a entender melhor o conceito de POSICIONAMENTO. Vou contar um pouquinho dele para vocês. Posicionamento é como sua marca quer ser vista pelos consumidores. Que postura ela adota?
Por exemplo, vamos supor que você tem uma rede de produtos para emagrecer. Você quer ser vista como uma empresa que valoriza a saúde e a autoestima das pessoas. Então, seus conteúdos não podem ser sensacionalistas. Não podem falar de fulano que perdeu 50 kg em 2 dias. Precisam falar de saúde, dos riscos da obesidade, da importância de se alimentar corretamente... Enfim, este será seu posicionamento: o de uma empresa que valoriza as pessoas e não de uma empresa que quer vender a qualquer custo.
Resumindo...
Os consumidores não comprarão por causa de seu Facebook. Eles encontrarão informações em toda internet e decidirão se realmente comprarão seus produtos e serviços ou se optarão por seus concorrentes. O diferencial que o Facebook traz é mostrar para o consumidor que você está sempre online, que sua empresa se preocupa com o cliente, que você responde às dúvidas das pessoas rapidamente. O Facebook e outras redes sociais, como blog, quando têm conteúdos relevantes e não promocionais, sem exibir propaganda toda hora, também ensinarão as pessoas que você é fundamental na vida delas, criando uma demanda sustentável para você!
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