Se você não tem prática, escrever um texto pode levar bastante tempo. Tenha paciência e não tente apressar ou pular pesquisas e etapas. Enquanto escreve, leia e releia várias vezes as frases e modifique-as até gostar do que leu. Teve dúvidas? Olhe o dicionário e as gramáticas disponíveis gratuitamente na internet.
Atente-se não apenas à gramática e ortografia, mas à estrutura de seu texto. Ele deve ter começo, meio e fim.
Veja dicas de como escrever bem:
- O início do texto deve abordar o tema principal dele. Funciona como uma introdução. É onde você apresenta a ideia para seu leitor. Se essa parte ficar confusa, esqueça: você perderá seu leitor nessa hora!
- No meio do texto, você apresenta as ideias. Cada uma é abordada em um parágrafo diferente, bem pontuada e discutida.
- Ao fim, pode ser feita uma conclusão ou deixar uma ideia em aberto, para que o leitor reflita.
Confira os principais pontos a que ficar atento na hora de escrever. Sabendo isso, todo o processo fluirá com mais facilidade:
Cuidado com o uso da vírgula
Se feito de maneira equivocada, pode mudar todo o sentido da frase. Os principais erros de vírgula consistem em separar o sujeito do verbo - e, eles são inseparáveis!!! Veja:
"Mariana foi à escola" e não "Mariana, foi a escola". Não, não e não!
"Mariana, Cida e Rita foram à escola" e não "Mariana, Cida e Rita, foram à escola".
Use sinônimos
Sinônimos são duas palavras diferentes, que possuem o mesmo sentido. Por exemplo, erro e equívoco são sinônimos. Usá-los é de extrema importância para que seu texto não fique repetitivo e para que a leitura seja facilitada. Veja:
"Se não fosse pelo erro de interpretação, ele teria tirado 10 na prova. Mas aquele equívoco levou dois pontos de sua nota".
Verbo haver
Quando está no sentido de ter/existir, ele não tem variação de número. Veja:
“Havia 100 pessoas na reunião. Houve diversos problemas durante o encontro”.
Como e por exemplo
Não existe “como por exemplo”. Ou você usa como; ou por exemplo. Veja:
“Diversas frutas estavam na geladeira, como maçã, banana e morango.”
Ou “Diversas frutas estavam na geladeira, por exemplo, maçã, banana e morango”.
Tópicos
Principalmente se seu texto for publicado na internet, será fundamental quebrá-lo em tópicos ou subtítulos. Isso facilita a leitura e faz com que o leitor chegue até o fim. Se você chegou até o fim desse texto, é porque eu separei as ideias corretamente, certo?
Crase
Crase é o acento grave que vai em cima do a: à. A crase deve ser usada apenas antes de palavras femininas. Ela é a junção da preposição a com o artigo definido a. Veja:
"Jorge foi à casa de Lucas" > Jorge foi para (prep.) a (artigo) casa de Lucas > Jorge foi a (prep) + a (artigo) casa de Lucas.
"Jorge foi às reuniões" > nesse caso, como reuniões está no plural, para usar a crase, é preciso que o "as" também esteja no plural.
"Jorge foi a reuniões diversas" > nesse caso, não usamos crase porque o "a" está no singular e o "reuniões" no plural.
"Jorge foi a encontros" > não usamos porque encontros é um substantivo masculino.
Há muito mais coisas para falarmos sobre o uso da crase, porém, esses são os principais pontos de dúvida.
Cópia e cola
Ao escrever um texto, tome muito cuidado com duplicações. Copiar e colar de outros sites, ainda que sejam pequenos trechos, é considerado plágio e pode sofrer penalidades legais se não forem dados os créditos.
Confie em quem sabe
Mesmo com as regras acima, você não está seguro para escrever o texto do seu site? Confie na Mandala Conteúdos! Escrevemos textos para sites (home pages e páginas internas), de acordo com suas necessidades.
------
Dica: Claro que o texto "perfeito" não sai de uma hora para outra. Os melhores escritores do mundo afirmam que escrevem e apagam várias vezes, antes de finalizarem seus artigos. E ainda assim, após a publicação, sempre acabam vendo alguma coisa que gostariam de mudar! Tenha paciência e "bora escrever"!