As redes sociais ajudam no SEO? Recebemos essa pergunta de muitos clientes! Afinal, elas impactam – ou não – no aparecimento orgânico de um site no Google?

redes sociais ajudam no seo

Será que as redes sociais ajudam no SEO? Em partes – e esse é um tema polêmico. O que acontece é que as redes sociais não têm impacto direto no trabalho de SEO, mas indireto. Dessa forma, podem influenciar (muito) o posicionamento orgânico de um site no Google. Então, ao criar um site, fique atento às dicas a seguir:

Fontes de tráfego

O número de curtidas em uma página do Facebook ou no número de seguidores do Instagram não influencia no posicionamento do seu site. Porém, as redes sociais são vistas como fontes de tráfego, ou seja, quanto mais elas apontarem para seu site, ele será considerado mais relevante pelo Google. E a relevância vinda de links (backlinks), sim, influencia diretamente no SEO.

Por isso, se seu site (ou uma página de seu site) recebe muitos backlinks das redes sociais, de outros sites e blogs, ele será considerado relevante pelo Google.

Visibilidade

Ainda: quando você tem redes sociais ativas, você ganha visibilidade, ou seja, pode ganhar mais acessos no seu site e nos conteúdos postados. Dessa forma, o trabalho de SEO também é beneficiado. Mais rapidamente sua página será indexada, pois ela será considerada relevante devido ao número de acessos.

Por isso, sempre compartilhe seu conteúdo nas suas redes sociais. Faça postagens que intriguem as pessoas a compartilharem também. Use grupos e comunidades do Facebook a seu favor – e divulgue seu site (o link) também lá. Cuidado apenas para não virar o chato do grupo e exagerar na propaganda, hein?

Crie um relacionamento com outras pessoas da sua área e sugira que elas também compartilhem seu link. Quanto mais gente relevante, melhor! Para tanto, quanto mais conteúdos incríveis você escrever, mais as pessoas irão querer compartilhar. Então, que tal investir em um blog dentro do seu site para criar textos relevantes a seu segmento?

Coloque também botões de compartilhamento ao fim desses posts. Assim, as pessoas poderão compartilhar o conteúdo com um clique. Lembre-se que quanto menos esforço para o usuário, melhor – mais engajado ele estará.

Fortalecimento de marca

As redes sociais também ajudam no seu fortalecimento da marca. Elas são redes de relacionamento. Portanto, é possível que seu cliente queira se comunicar com você. E se você atendê-lo bem, ele se tornará sua fonte de propaganda gratuita, compartilhará seus links e abraçará sua causa.

Fidelização do cliente

O foco nas redes sociais deve ser o relacionamento com seu consumidor. E acredite: isso impacta também indiretamente no SEO. Se você cria um relacionamento positivo com seus clientes, ele se tornará um acesso constante no seu site. Quanto mais acessos, mais relevante você se torna para o Google.

Domínio da primeira página do Google

Existe outra estratégia chamada SERP Domination – é quando sua marca domina toda a primeira página de resultados do buscador. Ou seja, quando alguém faz uma busca por você e todos os links levam a seu site e suas redes sociais. Além de eliminar resultados negativos, como links do Reclame Aqui, aumenta o número de acessos em seu site.

Quer saber mais? Entre em contato e descubra como a Mandala Conteúdos pode te ajudar com a criação de conteúdos para redes sociais ou com o trabalho completo de SEO.

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