Por Lígia Menezes

Construir uma imagem positiva para sua empresa pode levar anos e anos.  Queimá-la pode levar alguns dias, minutos, segundos. Explico: a internet é uma "ferramenta" poderosa para realizar trabalho de RP em sua empresa. Temos blogs, redes sociais, como o Facebook, fóruns e sites de participação colaborativa, como o Reclame Aqui. Porém, como sabemos, as informações se difundem com tanta rapidez na rede, que pode ser perigoso não monitorar esses canais - ou simplesmente não estar presente neles.

Aqui na Mandala Conteúdos, trabalhamos bastante com Facebook, atendendo diferentes tipos de clientes - de segmentos diversos. Com o tempo, aprendemos algumas regrinhas (ou simplesmente estratégias) para manter o bom nome das empresas. Vale lembrar que essas estratégias foram notadas e desenvolvidas por nós e que não há um esquema pronto. Cada empresa acaba desenvolvendo suas próprias táticas.

Eis abaixo, coisas que você não pode fazer - e que podem queimar o filme da sua página no Facebook:

1. Postar correntes. Entenda: viral é uma coisa, corrente é outra. Se sua página cansar os seus seguidores, é fato, você perderá curtidas e o engajamento tende a cair muito.

2. Ser grosseiro. O que é óbvio para você, pode ser uma curiosidade imensa para seu seguidor. Lembre-se: você trabalha na área, não ele. Como especialista em marketing digital, já tive oportunidade de analisar diversas páginas e estratégias - e já vi marcas grandes não respondendo para os seguidores ou respondendo de maneira grosseira ou indiferente.

3. Achar que seu conteúdo é o mais relevante do mundo. Em que área você trabalha? E o que seu cliente precisa saber da sua área? Certamente, menos coisas técnicas e mais coisas para ele colocar em prática, certo? Postar propagandas toda hora ou simplesmente não ter estratégia de postagem pode acabar com sua página!

4. Pedir curtidas e compartilhamentos. Ok, vez ou outra postar uma dica e pedir para curtirem ou compartilharem é uma coisa. Todos os dias, lançar postagens implorando participação é outra. A participação dos seguidores acontece de forma natural. Pedir toda hora pode queimar o filme da sua página. Simples assim!

5. Não ter estratégia - ou não mudar a estratégia quando necessário. O bacana do marketing digital é que a gente consegue mensurar e mudar uma campanha com muito mais rapidez do que no marketing tradicional. Por isso, é preciso sempre ficar atento. Se sua estratégia de postagens não está dando (mais) certo, você pode mudá-la a qualquer momento. Planeje, execute, mensure. Esse é o segredo.

 

2 Responses
  1. Muito bom seu raciocínio quanto à participação ativa no Facebook.

    As pessoas estão desesperadas em busca de clientes, de vender seus produtos, que apelam com mensagens contínuas e irritantes.

    Sem falar dos e-mails spams que lotam as caixas de mensagens.

    Boa semana!

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