Conheça as tendências de marketing digital em 2019 e fique por dentro de todas as novidades
Quer saber quais serão as tendências de marketing digital em 2019? Confira:
1. Percepção das diferenças de gerações
Os millennials, também conhecidos como a Geração Y, vivenciaram grandes transformações durante os processos da revolução tecnológica, principalmente com o surgimento e o crescimento da internet. Agora, eles estão dando lugar à Geração Z, alcança a maturidade e entra no mercado de trabalho com interesses e hábitos de consumo bastante específicos. As tendências de marketing digital em 2019 devem apontar para o desenvolvimento de estratégias que conectem as marcas aos seus públicos com a consciência de que a diferença de gerações demanda diferentes abordagens.
2. Direcionamento no uso das redes sociais
A maneira como as pessoas usam as redes sociais está diretamente relacionada ao nicho a que elas pertencem, seja o nicho geracional ou o nicho relacionado aos seus hábitos de consumo.
Ao utilizar sua presença nas redes sociais como uma estratégia de marketing, a marca precisa saber com clareza quem é o público que deseja atingir em uma determinada campanha e quais são as plataformas em que ele está mais concentrado. Esse direcionamento gera economia de tempo e recursos e resulta em maior engajamento do público-alvo em relação à marca.
3. Reconhecimento do potencial dos influenciadores digitais
A democratização e a abrangência das redes sociais trouxe muita força à figura dos digital influencers. Não há como falar de tendências de marketing digital em 2019 sem mencionar a importância crescente das parcerias com essa categoria de criadores de conteúdo.
As parcerias com os influenciadores são um fenômeno como estratégia de marketing justamente porque elas transmitem a mensagem de uma marca a um público já segmentado e que atribui credibilidade à figura do influenciador em seu canal, blog, perfil pessoal ou qualquer outra plataforma digital.
4. Inteligência artificial e realidade virtual
O perfil cada vez mais conectado dos consumidores demanda soluções mais inteligentes e mais alinhadas com as tecnologias. Os recursos da inteligência artificial, por exemplo, aprimoraram vários aspectos das relações de consumo das marcas com seu público, desde o atendimento com sistemas de respostas automatizadas e personalizadas à criação de bancos de dados baseados no feedback de clientes nas redes sociais. Até mesmo os conceitos da realidade virtual estão sendo incorporados às estratégias de marketing para trazer novas e surpreendentes perspectivas a respeito de um determinado produto ou serviço.
5. SEO e marketing de atração
Continuam sendo extremamente importantes para que a marca seja encontrada pelos potenciais clientes – e os fidelize. Portanto, conteúdo para blog e otimização de sites para SEO estão entre as tendências do marketing digital em 2019.