O trabalho de SEO engloba uma série de ações com o objetivo de aumentar o fluxo de visitas orgânicas de um site.
As estratégias, porém, precisam ser feitas por uma agência ou profissional especializados em marketing digital, pois nesse processo podem ocorrer muitos erros que prejudicam a campanha de verdade!
Erros em um trabalho de SEO
1. Seleção incorreta de palavras-chave
Muitas empresas selecionam suas palavras-chave baseando-se no achismo, ou seja, o que elas acreditam que os consumidores buscam.
Aí, todos os textos são feitos com base nisso. Imagine se esse “achismo” está incorreto? Se os consumidores buscam por outros termos ou querem ler sobre outros assuntos? Sim, toda estratégia de SEO será feita em vão e não trará resultados para a empresa.
Por isso, para acertar nas palavras-chave, é preciso usar ferramentas específicas. Uma gratuita e excelente é o planejador de palavras-chave do Google Adwords, mas também existem muito boas. Vale também ficar atento às palavras mais utilizadas por seus concorrentes.
Pense no seu cliente: como ele pesquisaria seu produto ou serviço no Google? E não se prenda apenas nas palavras de “cauda curta”. Muitas vezes, as palavras de “cauda longa” podem ser muito mais vantajosas.
Entenda: as palavras de cauda curta são aquelas com alto volume de buscas, ou seja, alta concorrência. Geralmente, são compostas por uma ou duas palavras. Já as palavras de cauda curta são formadas por três ou mais palavras. Assim, criam uma pequena frase – ou seja, são uma busca mais personalizada.
E, claro, buscas mais personalizadas são feitas por clientes que já estão em outra etapa do funil de compras, concretizando sua venda com mais facilidade.
Vale lembrar que a Mandala Conteúdos cuida da pesquisa de palavras-chave para você na contratação de nossos pacotes de textos otimizados.
2. Traçar metas absurdas
O trabalho de SEO com marketing de conteúdo é de médio a longo prazo. Não adianta querer ficar na primeira página do Google no primeiro mês. Trace metas realistas.
3. Trabalho não trazer usuários qualificados para seu site
Vamos supor que sua campanha de SEO aumentou significativamente o número de visitantes do seu site, porém, mesmo com isso, não há interação e não houve aumento de vendas.
Isso significa que as palavras-chave não estão conversando direito com o conteúdo exibido no site. É hora de mudar o conteúdo ou até as palavras-chave.
Lembre-se: quantidade não é qualidade. Mais vale receber menos visitantes, porém, mais qualificados, do que receber muitos visitantes que nada têm a ver com seu público-alvo.
4. Não existe SEO para negócios locais
Esse é um erro grave de negócios locais, ou seja, venda de produtos ou serviços com abrangência em determinadas regiões apenas, como lojas físicas.
É possível realizar um trabalho efetivo de SEO mesmo nesse tipo de negócio.
5. Usar o mesmo título e meta tag para todas as páginas
Cada página precisa de um título, head tags (H1, H2, H3), e meta tags próprios (meta title e meta description).
Caso contrário, isso pode prejudicar o consumidor na busca, resultando em menos visitas para você. E, claro, seu site pode ser punido pelo Google.
6. Páginas cheias de links
É importante que as páginas tenham links para outras páginas do site ou até para sites externos, mas não exagere.
A qualidade do link é mais importante que a quantidade. Não se esqueça disso.
A mesma coisa vale para os backlinks, ou seja, links externos que apontam para seu site. Eles precisam vir de sites qualificados para não atrapalharem sua estratégia.
Quer saber mais sobre os principais erros em um trabalho de SEO? Entre em contato com a Mandala Conteúdos. Trabalhamos com projetos de marketing de conteúdo para SEO, criação de textos otimizados para sites, blogs e redes sociais.