Entender o que é Inbound Marketing é a melhor forma de implementar essa estratégia de marketing em sua empresa

 

O marketing digital vem sendo adotado por um número cada vez maior de marcas, que entenderam a importância de estarem atentas às tendências e novidades do marketing. Entre essas tendências, o Inbound Marketing está em ascensão. Mas o que é Inbound Marketing?

Por definição, Inbound Marketing, também chamado de marketing de atração, é um conjunto de estratégias cujo objetivo é atrair um determinado público-alvo com produção de conteúdo relevante e depois convertê-lo em um cliente qualificado.

Não é mais a marca que vai em busca de seus clientes: ela prepara o seu campo, explora as ferramentas do Inbound Marketing e o cliente chega a ela.

As ferramentas do Inbound Marketing

 

Para entender o que é Inbound Marketing, um passo importante é conhecer suas metodologias. Os bons resultados dessa modalidade de marketing são colhidos por meio da combinação das ferramentas, sendo as três principais:

 

  • Marketing de conteúdo: permite um engajamento maior dos clientes por meio da criação de conteúdo relevante no blog, que gera uma percepção positiva sobre a marca, informa o cliente e o torna leitor (e, no futuro, possível comprador dos produtos e serviços);
  • Redes Sociais: o Inbound Marketing entende a importância das redes sociais como ferramenta de comunicação direta com o público-alvo. A democratização e a abrangência das redes é uma realidade e, se as estatísticas mostram que as redes sociais concentram milhões de usuários, é lá que as marcas também precisam estar. As redes também são importantes para a divulgação dos posts do blog e para a captação de um público segmentado;
  • Search Engine Optimization (SEO): na tradução ao pé da letra, SEO significa “otimização para mecanismos de buscas”. Na prática, consiste em um conjunto de técnicas para gerar mais tráfego a sites e blogs devido de seu posicionamento nos resultados de um buscador, como o Google.

o que é inbound marketing

Todo mundo precisa do Inbound Marketing?

 

A maioria das marcas pode se beneficiar com Inbound Marketing. Porém, é necessário que as necessidades de sua empresa sejam avaliadas particularmente para que se trace a melhor estratégia.

Vale lembrar que vendas com longos ciclos de decisão, produtos e serviços de alto valor, que precisam ser explicados para o público e que possuam grandes diferenciais são os principais fatores que demandam uma ação de Inbound Marketing mais incisiva.

Também é possível destacar uma marca diante de seus concorrentes utilizando Inbound Marketing. Com essa estratégia, a decisão de compra do cliente não é tomada por impulso ou sem reflexão: ele escolhe a marca embasado por conteúdo de qualidade e se fideliza.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *