Antes de opinar sobre qual investimento acreditamos ser mais estratégico e eficiente para cada empresa, vamos entender um pouco sobre cada um deles:
Marketing de conteúdo ou Inbound Marketing:
Trata-se de um conjunto de ações para atrair o consumidor e levá-lo à compra, por meio da oferta de conteúdo personalizado (e de altíssima qualidade) para cada fase do funil.
Para criar esse conteúdo, não são analisadas apenas as palavras-chave, mas o consumidor e seus anseios. Criam-se personas, com perfis bem definidos, para que os textos atendam exatamente a elas.
Os textos têm o objetivo de tirar as dúvidas do consumidor. Eles serão apenas uma porta de entrada ao site e educarão o público, criando uma demanda qualificada e tornando sua empresa referência no assunto.
O marketing de conteúdo cria um relacionamento com o cliente – esse percebe a vontade que sua marca tem em ajudá-lo e se torna fiel leitor. Uma estratégia excelente de branding, você não acha?
Dessa maneira, é uma estratégia de médio e longo prazo, leva tempo para gerar resultados. O mais legal é que os resultados são duradouros, diferentemente dos links patrocinados. E, claro, você não paga por clique, você aparecerá na busca orgânica e não como anunciante.
Google Adwords ou Links Patrocinados
Serviço imediato de publicidade. Você anuncia no Google com base nas palavras-chave de seu segmento e paga por clique (sempre que um consumidor clicar no seu anúncio).
Dentre as vantagens, a principal é a rapidez. Você anuncia hoje e hoje mesmo já pode aparecer em primeiro lugar no Google Adwords (ou entre os primeiros). Para isso, precisa escolher as corretas palavras-chave, saber ler os relatórios gerados e gerir o dinheiro corretamente.
A ferramenta, porém, é um pouco complicada para leigos – para não jogar dinheiro fora, melhor contar com uma agência especializada. E, no fim das contas, a brincadeira pode sair um pouco cara.
Marketing de conteúdo ou Google Adwords: qual gera mais vendas?
Os dois meios vendem bem. Mas o Google Adwords é focado no consumidor decidido, que já sabe o que quer, que está na última fase do funil de vendas.
O consumidor que tem um problema e procura uma solução (e ainda quer pesquisar sobre essa solução), apenas desperdiçará sua verba dos Links Patrocinados com um clique que não converterá em venda.
Já o marketing de conteúdo visa atender esse consumidor que ainda procura uma solução, para que ele ache essa solução em sua marca. Ou seja, ele pode impactar nas 3 fases do funil de vendas.
Nossa sugestão é: se há verba, trabalhe com as duas estratégias. Se não há, invista na estratégia mais duradoura e que trará resultados em todas as fases do funil de vendas, ou seja, marketing de conteúdo. Mas JAMAIS trabalhe APENAS com Google Adwords, esquecendo-se do inbound.