Olá! Primeiramente, obrigada por chegar até aqui - isso é um sinal de que o tema está se tornando cada vez mais relevante em nosso dia a dia, o que me deixa muito feliz.
Preparei o livro Por que sou vegetariano, mamãe? com muito carinho para nossas crianças, com o objetivo de aumentar a discussão sobre o assunto e, claro, falar a verdade, mas de maneira lúdica, para elas.
Seu filho não come carnes? Está recusando derivados de animais? Fique tranquilo! Segue abaixo, um pouco de embasamento sobre o tema, nas palavras da nutri Rafaela Mold.
Um abraço,
Lígia Menezes
Livro "Por que sou vegetariano, mamãe?"
Saiba mais sobre o VEGANISMO
De acordo com a definição da Vegan Society, o veganismo é um estilo de vida que busca excluir todas as formas de exploração e crueldade contra os animais, seja para alimentação, vestuário ou qualquer outro fim. Isso significa que o veganismo vai além da alimentação e abrange também questões éticas, sociais e ambientais.
Quando observo crianças, percebo que o veganismo é simplesmente NATURAL para elas, desde que nós, adultos, não atrapalhemos o processo. Crianças são seres puros e inocentes que não tem desejo de machucar ou comer animais ou seus subprodutos, mas, como fazemos parte de uma sociedade que naturaliza a violência contra os animais, é assim que acabam aprendendo. Esse livro veio para trazer clareza sobre isso.
É importante pontuar que, de acordo com o consenso da American Dietetic Association (ADA), pessoas de todas as faixas etárias podem adotar uma alimentação vegetariana, desde que bem planejada e balanceada (assim como qualquer outro padrão alimentar). Essa alimentação pode fornecer todos os nutrientes necessários para um crescimento e desenvolvimento saudáveis, sem a necessidade de consumo de alimentos de origem animal. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Pediatria, o Conselho Federal de Nutrição e o Ministério da Saúde já se posicionaram como favoráveis à alimentação vegetariana.
Pensando a nível mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) também reconhece que uma alimentação vegetariana bem planejada e balanceada é adequada para todas as fases da vida, incluindo a infância. Em seu relatório de 2015 sobre "Alimentação, Nutrição e Prevenção de Doenças Crônicas", a OMS corrobora com o posicionamento da ADA quando afirma que "as dietas vegetarianas, quando planejadas adequadamente, são saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem fornecer benefícios para a saúde na prevenção e tratamento de certas doenças". Além disso, a OMS destaca que as dietas vegetarianas podem fornecer todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento adequados em crianças.
Quando pensamos no aspecto nutricional de crianças vegetarianas, apesar de ouvirmos falar frequentemente sobre atenção para alguns nutrientes específicos, até o presente momento a literatura não apresenta índices maiores de deficiências nutricionais em crianças vegetarianas (quando comparadas às onívoras), portanto, na minha visão - baseada nos meus estudos e prática clínica de quase uma década, precisamos ter absolutamente a mesma atenção com a nutrição de crianças vegetarianas e onívoras.
Livro Por que sou vegetariano mamãe - aprofunde-se:
- Guia Alimentar de Dieta Vegetarianas para Adultos: http://www.svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf
- Posição da Associação Dietética Americana sobre Vegetarianismo:
http://www.vrg.org/nutrition/2009_ADA_position_paper.pdf
- Guia Alimentar para bebês vegetarianos da SVB: https://svb.org.br/images/livros/alimentacao-para-bebes-vegetarianos.pdf
- Guia alimentar para crianças brasileiras menores de 2 anos do Ministério da Saúde (reconhece o vegetarianismo): https://www.svb.org.br/images/guia_da_crianca_2019.pdf
- Alimentação vegetariana para crianças e adolescentes: https://www.svb.org.br/images/livros/SVB-guia-infantil_2020.pdf
Rafaela Senderowicz Mold
CRN2 12495
Nutricionista defensora de uma alimentação saudável, viável e consciente