Entre as diversas estratégias de marketing digital, o e-mail marketing é considerado uma das mais tradicionais e se destaca por estabelecer um modo de comunicação mais direta, além de atender as mais variadas finalidades.
Entre alguns exemplos muito comuns da aplicação desse tipo de e-mail estão ofertas, confirmações de pedidos, novidades das empresas, comunicados exclusivos, entre outras possibilidades.
Para usar o e-mail marketing, além de traçar uma meta e conhecer o público, é imprescindível oferecer um conteúdo enriquecedor, assim como o campo de assunto deve ser preenchido de maneira estratégica.
É preciso despertar o interesse e envolver o cliente. Por esse motivo, a consciência do design, elementos textuais e da necessidade de uma CTA (Call To Action), que corresponde a uma chamada para ação, é imprescindível.
Uma das possibilidades do e-mail marketing é a adoção de softwares e outros recursos tecnológicos, o que normalmente é realizado para atender uma demanda maior e potencializar os resultados.
Essa prática recebe o nome de automação e além de identificar as melhores maneiras de desenvolver o e-mail marketing, é válido abordar as vantagens que esse tipo de modificação apresenta para as marcas.
Conheça as vantagens da automação
Com uma estratégia de e-mail marketing bem definida, com a inserção de recursos tecnológicos há possibilidade de ter uma maior eficácia nos resultados. Entre os benefícios de maior destaque, é possível citar:
Otimização de tempo
Uma vez que o e-mail marketing visa entregar os conteúdos adequados, para as pessoas certas e no momento certo, o refinamento proporcionado pela automação se apresenta como um suporte significativo, especialmente para amenizar a atividade manual com os e-mails.
Como exemplificação desse benefício, pode-se citar uma empresa que efetua a retirada de entulho ensacado e conta com o e-mail marketing como um dos pilares para fortalecer a marca.
Naturalmente, para a nutrição de leads, que são clientes em potencial que em algum ponto apresentaram interesse, ao invés do trabalho ser voltado para e-mails individuais, é possível refinar a criação da campanha e assegurar a eficácia dos resultados a partir da atuação do software.
Facilidade na administração de contatos
Devido a centralização dos contatos e formas de organização apresentadas pelas plataformas de automação, os profissionais podem obter uma maior praticidade para administrar os contatos.
Dessa forma, seja para localizar, excluir ou alterar, assim como em outras atividades relacionadas ao e-mail marketing, é possível otimizar o tempo e evitar problemas.
Possibilidade de personalização
É decisivo para as empresas que a qualidade esteja em equilíbrio com a quantidade e não é diferente ao se tratar da automação com foco no e-mail marketing.
Por exemplo, uma empresa que comercializa uma máquina contadora de dinheiro para diversos estabelecimentos, pode potencializar os resultados da automação ao priorizar também a personalização das mensagens.
Para isso, existe a possibilidade de utilizar dados como o nome da corporação, contato, entre outras especificações que variam de acordo com cada cliente. Sendo assim, será possível enviar um e-mail mais agradável.
Ações mais precisas
Enquanto a utilização tradicional do e-mail viabiliza o envio de diversas mensagens e o uso de recursos para confirmação de leitura, por meio da automação algumas práticas mais avançadas e decisivas podem ser usadas.
Como exemplificação, é possível citar uma empresa que trabalha com peça para compressor. Por meio do recurso que recebe o nome de lead scoring, há possibilidade de detectar os consumidores que apresentam um maior preparo para a concretização do negócio, que podem ser priorizados automaticamente.
Quando a automação de marketing pode ser empregada?
Certamente, cada organização reúne suas particularidades e não há um padrão para inserir a automação da estratégia de e-mail marketing. No entanto, há alguns fatores que podem contribuir com a identificação do momento mais adequado.
É preciso analisar com cautela tanto os aspectos organizacionais quanto os comerciais. Por exemplo, se uma empresa que comercializa equipamento de pintura eletrostática, que é muito requisitado principalmente no meio industrial, conta com uma equipe com problemas de falta de tempo, isso pode ser um indicador.
Afinal, conforme abordado, um dos benefícios alcançados com a automação é a otimização do tempo e, consequentemente, a produtividade.
Para marcas que desejam identificar com maior precisão determinadas informações, como os investimentos nessa estratégia de marketing e acesso prático aos dados para análise de performance, é uma alternativa que também pode ser viável.
O tipo de demanda atendida também deve ser averiguada, uma vez que um empreendimento que lida com uma demanda muito superior pode ter a qualidade comprometida, o que tem impacto nas vendas.
Naturalmente, há alguns casos ainda mais específicos, por exemplo, uma marca que realiza encadernação capa dura pode ter a necessidade de mandar conteúdos para públicos de áreas distintas.
Neste ponto, por intermédio da automação, é possível organizar de uma forma mais prática e precisa as informações necessárias, assim como personalizar adequadamente as mensagens.
Passos essenciais do início da automação
Para iniciar a automação após obter todo o conhecimento necessário a respeito, é preciso identificar a ferramenta mais favorável para atender as exigências e preferências da marca. Por essa causa, diversos fatores devem ser averiguados, como:
- Funcionalidades;
- Usabilidade;
- Integração;
- Personalização.
No que diz respeito às funcionalidades, detectar as opções oferecidas e o desempenho que pode ser alcançado é indispensável. Afinal, há plataformas variadas e não é sempre que uma série de recursos são requisitados.
A automação do e-mail marketing já apresenta grandes vantagens, porém, um ponto importante para usufruir dos benefícios é justamente que a ferramenta empregada promova maior facilidade, o que envolve o modo de uso.
É preciso ter consciência que se trata de uma solução decisiva para o empreendimento e, por isso, a seleção deve ser criteriosa, o que também envolve as possibilidades de integração e personalização.
A partir desses dois aspectos é possível potencializar a compatibilidade da ferramenta com a empresa e tornar sua utilização ainda mais vantajosa.
Já no que diz respeito ao uso da ferramenta, além desses pontos, há necessidade de organizar os contatos para que sejam devidamente importados para o software.
Caso estejam em locais distintos, como em pastas e anotações, é válido garantir primeiramente a separação de todos para evitar o retrabalho da importação.
Para otimizar a organização, é possível segmentar os grupos, o que é favorável principalmente para empresas que atendem diversos setores, como fabricantes de painel em tecido sublimado, que se refere a uma forma de estamparia amplamente difundida.
Posteriormente, há necessidade de configurar os formulários para a captação dos novos leads, pois normalmente é a partir deles que os dados são obtidos para a estruturação de uma lista de e-mails.
Por exemplo, um usuário em potencial para realizar a locação de retroescavadeira e que se depara com um e-book com dicas para o uso dessa máquina. Para recebê-lo, assim como outros produtos digitais comumente oferecidos pelas marcas, há necessidade de um cadastro.
Nesse ponto medidas cruciais para a configuração do software de automação são atendidas, mas naturalmente, dependendo do software, há outros recursos variados.
Dicas para a automação
A partir do ponto em que a automação do e-mail marketing foi encarada como uma solução favorável para o empreendimento, há algumas dicas gerais que podem ser adotadas para evitar grandes transtornos e potencializar os resultados, como um bom planejamento e gerenciamento de resultados.
A garantia de um bom planejamento é crucial em qualquer tipo de ação no meio corporativo, em especial, na etapa de estruturação.
É indispensável que ele seja feito com base não só nos objetivos da empresa, mas no que a audiência procura e por isso que conhecê-la é decisivo.
Conforme citado, por meio da automação é possível ter um acesso mais amplo e ágil as mais variadas informações. Não só ao se tratar dessa modificação como no marketing digital em si, é de grande importância que os dados sejam utilizados como suprimentos na busca de soluções inteligentes.
Por exemplo, entre os aspectos que os profissionais da área de marketing de uma empresa de locação de micro onibus podem observar estão o engajamento nas plataformas, taxa de abertura e cancelamento, além de métricas nas mídias sociais.
Afinal, com dados como esses é possível ter uma visão ampla da estratégia e uma base ainda mais sólida para as ações desempenhadas em conjunto com o software.
É válido abordar o fato que o e-mail marketing tem um grande potencial ao se tratar de estratégias de marketing digital, porém, é comum e necessário que as empresas recorram a opções capazes de aprimorar os processos.
Pode-se observar que este é o caso da automação com ênfase nessa estratégia, que atende o avanço das necessidades das corporações de forma que seja possível conciliar com a qualidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.