Na pós graduação de Marketing Digital da Fecap, estamos tendo uma oportunidade incrível: de tirar a Certificação Google da Goobec.
A importância da Certificação Google Adwords
Assim que abri a Mandala Conteúdos, me aventurei no Google Adwords. Sem entender nada, apenas lendo tutoriais e as próprias instruções do Google na hora de criar o anúncio, criei uma campanha.
A campanha ficou 15 dias no ar e não converteu nenhuma venda de serviço! Nem preciso falar que gastei dinheiro à toa e fiquei com uma péssima impressão do Google Adwords, né?
Hoje, estudando sobre a ferramenta, percebo que o erro foi totalmente meu. Tem vezes que temos que admitir que precisamos de um especialista no assunto! Não adianta tentar aprender na prática, melhor fazer um curso, estudar… para depois experimentar e colher os resultados. E acredite: funciona!!!! Funciona muito!!!!!!! Basta criar a campanha certa, usar as palavras-certas, conhecer a ferramenta, o sistema de cobrança, entender o que é um leilão… Enfim, é preciso estudar para experimentar.
Algumas coisas importantes sobre Google Adwords, que descobri no curso:
- Não adianta aumentar o lance, pensando que aparecerá em primeiro lugar na busca. O Google tem o chamado "Índice de Qualidade", que tem mais de 200 fatores a serem avaliados. Dessa forma, se a qualidade de seu anúncio, de suas palavras e até a velocidade de seu site não são boas, você pode aumentar o lance o quanto quiser, não aparecerá em primeiro - e muitas vezes nem aparecerá.
- O sistema é justo, você paga por clique. Mas de nada adianta ter muitos cliques e poucas conversões. O importante é ter conversões e não cliques.
- Há palavras-chave que não convertem, mas que são importantes, pois servem como "assistentes de conversão", ou seja, há conversões que são feitas após várias pesquisas. Não exclua as palavras sem antes analisar o chamado "Funil de Pesquisa".
- É preciso entender que aparecer muito não é melhor dos resultados. Aparecer muito para qualquer pessoa é gastar dinheiro à toa. Você precisa aparecer muito para seu público-alvo, ou seja, para o público que pesquisa e compra. Por isso, a escolha de palavras-chave é tão importante.
- Há uma grande diferença na hora de produzir anúncios para a Rede de Pesquisa (Google) e para a Rede de Display (You Tube e parceiros Adsense). Não se aventure sem entender exatamente como é cada rede. Caso contrário, jogará dinheiro fora.
- Não há limite de gastos, desde que seu ROI seja positivo. Ou seja, se você investe R$ 50 e converte R$ 300, porque vai parar de investir ou diminuir a verba? Invista R$ 100 e converta R$ 600. Ou Invista R$ 200 e converta R$ 1200… E assim por diante… (claro que os números são hipóteses, hein?).
É isso, a mensagem principal do dia é: ESTUDE antes de tentar. Ou contrate uma agência certificada!!!! Em breve, mais este serviço na Mandala Conteúdos! 🙂