Por Lígia Menezes
Esses dias, tive uma reunião e me perguntaram como eu me atualizo para não errar nas técnicas de SEO na produção de conteúdo.
A resposta é simples: lendo muito. Há muito conteúdo de qualidade espalhado pela internet.
Especialistas produzem milhares de e-books toda vez que há uma atualização, por exemplo, nos algoritmos do Google. E eu estou na mailing list de praticamente todos. Recebo muitos e-mails com conteúdo qualificado, ao qual me inscrevi para receber.
Sem contar que sempre que dá me enfio em cursos online e presenciais, palestras, encontros... Isso é muito importante. Até porque é essencial aplicar técnicas certas para indexar melhor os sites produzidos!
E hoje encontrei um e-book bem bacana que fala dos 17 mitos de SEO para esquecer em 2015. Resolvi compartilhar dois tópicos muito interessantes aqui:
Utilizamos a linguagem escrita para pesquisar – ou seja, palavras-chave. Porém...
“O Google não está mais tentando fazer correspondência entre as palavras-chave que você digita em seu mecanismo de busca e as palavras-chave em uma página da Web. Ao invés, está tentando compreender a intenção por trás das palavras-chave que você digita, de modo que possa fazer a correspondência entre essa intenção e conteúdo relevante, de alta qualidade”.
Ou seja, adianta encher um texto de palavras-chave sem que elas comuniquem exatamente nada? Não! Isso pode ainda prejudicar suas estratégias.
Além disso, a repetição das palavras, que antes era muito utilizada, agora não é mais tão necessária. Claro, é interessante usar a palavra-chave do texto no título. Mas isso apenas se ela conseguir descrever o que o bloco de texto que vem a seguir comunica.
“Nada é mais desanimador do que um título enquadrado de modo estranho em torno de uma sentença de palavras-chave ou pior, que repete forçosamente uma sentença de palavras-chave. Essa regra aplica-se não somente a títulos, mas também ao conteúdo presente na página: o objetivo deve ser informar o leitor, e não os mecanismos de busca”.
Resumindo: a palavra-chave da vez é QUALIDADE. Conteúdo de qualidade é fundamental. Ele é mais importante do que usar mil palavras-chave. E o Google já está ligado nisso!
Por isso, conte com a gente para produzir conteúdo para blog com a mais alta qualidade ou textos para seu site. 🙂
Baixe o e-book citado Mitos de SEO.