O posicionamento da marca pode fazer toda a diferença para empresas de pequeno e médio porte com dificuldades para impulsionar a vendas. 

Hoje em dia, a aposta em Marketing Digital se faz fundamental, seja para uma instituição de sonorização de ambientes residenciais ou para uma de componentes elétrico. 

O marketing consegue gerar ótimos resultados para empreendimentos de praticamente todos os segmentos de atuação. Com planejamento e objetivos bem definidos, é possível conseguir um bom posicionamento.

O posicionamento pode ser definido de diversas formas mas, em geral, é a maneira como uma marca deseja ser reconhecida pelos seus clientes. 

Portanto, não se trata da forma como os clientes enxergam a marca, e sim da forma como os seus empresários ou proprietários desejam que os clientes as vejam. 

Além disso, não interessa como a marca é ou como é reconhecida, mas sim a forma como ela mesma deseja ser reconhecida.

Para definir o posicionamento de uma marca, é necessário responder a três perguntas básicas. 

A primeira é a quem o produto se destina, quem são as buyer personas da marca.

A segunda é com relação ao objetivo do produto ou serviço, já que os consumidores são motivados por duas necessidades básicas, a resolução de dores ou oferecimento de prazer.

Por sua vez, a terceira questão está ligada ao diferencial do produto ou serviço perante a concorrência. 

É importante definir valores que justificam a compra de determinado filtro para piscina externo, por exemplo, em meio a um mercado tão concorrido, com tantas opções similares.

Enquanto o posicionamento de uma marca é definido como a forma como ela deseja ser reconhecida, a sua imagem é como ela de fato é percebida pelo público. 

O ideal é que o posicionamento e a imagem de uma marca sejam os mesmos. Em outras palavras, o posicionamento de marca ideal é aquele que é aprovado pelo consumidor, por tamanha clareza nos valores.

Depois de definir um posicionamento de marca, o próximo passo é organizar uma estratégia para tirar a ideia do papel e transformá-la no que as pessoas pensam sobre a marca. 

Uma das principais maneiras de fazer isso é por meio de estratégias de comunicação e Marketing Digital.

O Marketing Digital no fortalecimento do posicionamento de marcas

O Marketing Digital é cada vez mais popular. Atualmente, muitas empresas passam a empregar as estratégias, visando a comunicação dos seus posicionamentos de maneira eficaz.

O Marketing Digital não é um instrumento apenas para impulsionar as vendas, ele também tem um impacto muito relevante no posicionamento de uma marca, porque é capaz de fortalecer as empresas. 

Os principais motivos para isso são:

Conquista contínua de clientes

Pesquisas apontam para o fato de que os brasileiros ficam cerca de 9 horas e 14 minutos diários conectados à internet, principalmente pelo celular. 

Por isso, o Marketing Digital representa a possibilidade de atingir um público numeroso de maneira constante. Isso se dá com uma grande diversidade de canais, como site, blog, redes sociais, e-mail, etc.

A aposta na internet é muito útil, afinal a população passa cada vez mais tempo online, em busca de informações.

Mesmo que a pessoa não esteja comprando, a presença fortalece a credibilidade das marcas no mercado.

A lembrança da marca ajuda o posicionamento

Para se ter uma ideia, quanto mais facilmente os clientes se recordam de uma empresa de conserto de ar condicionado, melhor é para o posicionamento do empreendimento no mercado em que atua.

Nos casos em que as instituições se encaixam em nichos bem determinados, as marcas lembradas mais rapidamente por uma grande quantidade de pessoas são consideradas melhores. 

O Marketing Digital tem capacidade de ajudar qualquer empreendimento, como um especializado no conserto de gerador de energia, para exemplificar, a alcançar esse objetivo.

A vantagem é a consolidação da empresa com base em uma divulgação orgânica e contínua. Desta forma, é possível até mesmo diminuir os esforços de conversão de clientes, sem prejudicar os resultados.

Estratégias posicionam empresas como autoridades

O Marketing Digital envolve o uso de algumas ferramentas que podem contribuir para que qualquer negócio assuma uma posição de autoridade.

Em uma empresa especializada em demolição e terraplanagem, isso é possível principalmente por meio do Marketing de Conteúdo, que permite que a empresa ofereça materiais informativos, relevantes e de qualidade, para agregar valor e conquistar o público.

Ao educar a audiência, tirar dúvidas, dar dicas e mostrar como resolver problemas, as empresas ganham a confiança do público. 

Uma companhia responsável pela instalação de elevadores em prédios antigos, por exemplo, pode se fazer presente online com artigos informativos em blogs. 

No momento em que síndicos ou moradores desejarem mais informações sobre os elevadores, a empresa mostra autoridade no assunto e, caso seja necessário contratar um serviço, ela será facilmente lembrada.

Marketing Digital permite construção de uma reputação forte

Para que uma empresa realmente saia na frente da concorrência, ela precisa criar uma marca em que as pessoas confiem e acreditem. 

Não basta oferecer bons recursos, produtos e serviços, é preciso que os aspectos positivos sejam reconhecidos facilmente pelo público.

Isso é possível com a construção de uma reputação, e a ideia é que quanto melhor ela for, maiores as chances de o negócio se manter em seu mercado de atuação.

A principal função do Marketing Digital é criar espaços para o relacionamento com os clientes com autoridade e confiança para a marca, permitindo a construção de uma reputação favorável.

Estratégias de Marketing Digital para reforçar o posicionamento de marca

Atualmente, há uma enorme diversidade de conteúdos informativos disponíveis na internet, a maioria deles com acesso gratuito. 

Por isso, diante de qualquer dúvida no dia a dia, pesquisar na internet é uma maneira de obter uma resposta.

Assim, neste sentido, os sites que contém informações de qualidade têm mais chances de conquistar visitantes, por isso as empresas devem utilizar os canais para atrair mais clientes. 

Além disso, as ações de Marketing Digital podem potencializar o posicionamento de marca e melhorar cada vez mais o atendimento aos clientes.

Inbound Marketing

No Inbound Marketing, as empresas tentam compreender as necessidades dos consumidores para, depois, estabelecer comunicação. 

O objetivo é oferecer uma solução para cada dúvida e desejo relacionado a limpeza de fachada comercial, ou outros tipos de serviços.

Ao satisfazer a audiência continuamente, a empresa pode aumentar significativamente os seus clientes, contribuir para a fidelização e melhorar o posicionamento da marca.

O Inbound Marketing é a atração de novos clientes por meio do oferecimento de informações relevantes. Para isso, são utilizadas as estratégias a seguir:

Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a publicação de materiais relevantes para o público, que têm como objetivo atrair, converter e encantar a audiência. 

Quando bem feita, a estratégia impulsiona os acessos no site das empresas e garante mais vendas ou contratações. Também agrega mais reconhecimento à marca, autoridade e educa o mercado.

O Marketing de Conteúdo utiliza principalmente sites, blogs e redes sociais das empresas para a divulgação dos materiais e contato com a audiência. Entretanto, o e-mail marketing é outra maneira, que ajuda no fortalecimento da marca e das vendas.

SEO

Nas estratégias de Marketing Digital, ser encontrado nos mecanismos de buscas é de extrema importância. 

Por isso utiliza-se o SEO (Search Engine Optimization), que ajuda as páginas a obterem acessos orgânicos, desde que elas consigam ficar em uma boa posição nos rankings de resultados das pesquisas.

A chamada otimização para mecanismos de buscas é um conjunto de técnicas que, aplicadas aos sites, mostra aos buscadores que as páginas oferecem boas experiências aos usuários.

Em outras palavras, otimizar as páginas em SEO significa deixá-las compreensíveis para as pessoas e para os sites e mecanismos de buscas. 

Assim, elas ficam em uma boa posição nas pesquisas e garantem mais visibilidade, autoridade e acessos para os sites das empresas.

Para entender a importância do SEO, basta imaginar o momento em que uma pessoa interessada em comprar acessórios para piscina pesquisa por “filtro para piscina pequena”. 

No momento em que ela se depara com os resultados, geralmente entra nos primeiros links, de acordo com a ordem e com as informações disponíveis no meta description dos sites.

Ao entrar no primeiro resultado da busca, se tiver uma experiência positiva e o site sanar as suas dúvidas e questionamentos, a pessoa fica com uma boa avaliação prévia da empresa.

Caso ela precise comprar um filtro, ou outro acessório para piscina, certamente vai se recordar da  empresa que já lhe foi útil em outro momento. 

O fato de ela estar posicionada entre os primeiros resultados do Google também dá mais confiança ao consumidor.

Por isso, o Marketing Digital garante o fortalecimento e a estruturação de um contato eficiente com o público.

O resultado é uma marca com autoridade, bom relacionamento e reputação diante da audiência, contribuindo para um posicionamento de marca mais forte e eficiente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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