Se você pesquisar um pouco sobre marketing digital, notará que uma palavrinha se destaca diante de tantas outras: "relacionamento".

Afinal, o que é esse relacionamento com o cliente? Apenas vender não é o bastante? Como solidificar essa relação?

Vamos lá:

Relacionar-se com o cliente vai além do que simplesmente vender seus produtos e serviços. O relacionamento existe antes e depois da venda e do cumprimento do contrato. É saber ouvir o que o cliente tem a dizer, embora críticas não sejam as coisas mais fáceis de ouvirmos. É saber explicar suas dúvidas, entender suas sugestões e opiniões. É ter um canal para fazer tudo isso. E, acima de tudo, é estar presente nesse canal.

Em forma de blog, microblog (Twitter) ou até Facebook, esse canal precisa ser abastecido diariamente ou, pelo menos, visto diariamente, para monitoramento de comentários e dúvidas dos clientes. Nessas redes, deve-se ainda conseguir agregar valor para o cliente, seja com postagem de dicas relevantes a ele, seja com divulgação de promoções e comunicados importantes.

Postagem diária é diferente de SPAM

Mais uma palavra muito falada quando se estuda marketing digital: relevância. Simples: ser relevante é significar alguma coisa para o cliente. Então, na prática, se você é um Pet Shop, ou uma clínica veterinária, os donos de animais de estimação são seus clientes em potencial. De nada vale para eles, a postagem de dicas sobre trânsito ou, ainda, apenas piadinhas e compartilhamento de virais.

A relevância, então, nada mais é do que a utilidade do assunto para seu cliente, é o que evita que você caia na caixa de SPAM - e que ele nunca mais volte à sua página ou blog.

Mas da onde tirar tanto assunto para postar?

Realmente, para postar todo dia, será preciso fazer uma grande pesquisa de mercado, dos termos mais tratados e mais procurados. Pode ser difícil arrumar tempo para tudo isso. Afinal, só parece simples, mas exige muitos cuidados. Primeiro, com a apuração. Depois, com a redação e revisão do texto. Por que você não vai querer postar erros de português, gramática e acentuação no seu blog, né? E também não vai querer ser muito formal e correr o risco de perder a atenção dos seus clientes na primeira linha...

Por isso, o ideal é contratar uma agência especializada no assunto, como nós, da Mandala Conteúdos. Estamos à disposição para tirar dúvidas e prestar atendimento personalizado. 🙂

 

 

 

 

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