Com a nova lei de proteção de dados, as empresas precisam desenvolver um texto da LGPD que contenha uma política de privacidade bem definida. Saiba mais
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) institui uma série de normas a serem seguidas pelas empresas que operam online. A política de privacidade das empresas precisa estar em evidência em seus sites e disponível aos usuários. Para isso, o texto da LGPD precisa cumprir com algumas regras, estar dentro da legalidade e, claro, ser acessível ao público.
A LGPD exige mais transparência para o uso de dados coletados do usuário. Isso vale para sites, serviços ou usuários de um sistema. Agora, a empresa precisa informar que está captando cookies e informações, por exemplo. Ela também precisa ter uma política de privacidade em conformidade com o texto da LGPD.
Como elaborar uma política de privacidade em conformidade com a LGPD?
A criação do texto da LGPD deve ser feita em conjunto com o setor jurídico da empresa ou com profissionais que entendem da nova lei. É preciso mapear os dados pessoais que serão coletados e a finalidade dessa coleta. É necessário ainda informar sobre exclusão, revogação de consentimento e oposição do usuário à coleta, além da hipótese de compartilhamento dos dados com terceiros e portabilidades.
Anote aí o que deve conter no texto da LGPD:
- A linguagem deve ser acessível e estar de acordo com o público-alvo da marca;
- Informe quais são os dados recolhidos e qual é a finalidade da coleta, incluindo dados que o usuário não informar, como IP e local de acesso;
- Indique por quanto tempo os dados serão salvos;
- Qual é a base jurídica para salvar e tratar os dados;
- Os dados serão compartilhados com terceiros? Por que?
- A empresa utilizará esses dados como? Fará envio de e-mail marketing e outras ações publicitárias? Como o cliente pode cancelar?
- Como o usuário pode remover determinadas funções, mesmo depois de consentir com o armazenamento dos dados?
- Como será feita a proteção desses dados sensíveis? E em dados de menores de idade?
- Ao fim, o usuário precisa consentir essa coleta no momento do cadastro – e qualquer alteração feita na política ao longo do tempo deve ser comunicada.
Lembre-se: o texto da LGPD deve refletir a preocupação da empresa com o armazenamento de dados do usuário e demonstrar confiabilidade. A LGPD prega a ética e a transparência – e é isso o que as empresas devem considerar em primeiro lugar.
A Mandala Conteúdos já está trabalhando com criação texto para LGPD, como política de privacidade e de coleta de dados. Conte com a gente!